Mas antes de comprar um PS4 seminovo, aí vai uma dica importante: o console pode estar com o acesso bloqueado à Playstation Network! Um caso recente aconteceu na Austrália, onde um usuário disse que após adquirir um PS4 usado, não conseguia conectar o console à rede devido ao erro WS-37338-4, responsável por indicar o banimento temporário ou permanente do console. Ao ligar para o suporte técnico, o jogador foi informado que o proprietário anterior do PS4 estava devendo dinheiro a Sony, motivo pelo qual ele teve tanto o console quanto o perfil bloqueados pela empresa.
Console usado pode vir com acesso a PSN bloqueado (Crédito: Reprodução)
Para se prevenir e não ter dor de cabeça, a Sony recomenda que o usuário teste o console usado antes de comprá-lo, para verificar a conexão com a PSN. Outro cuidado que deve ser tomado é manter contato com o vendedor, uma vez que o banimento pode ter sido feito alguns meses após a descoberta da fraude. Dependendo dos casos, a Sony restabelece a conexão com a rede num prazo que vai de 24 horas até 30 dias após o primeiro contato.
Caso o bloqueio seja permanente, o melhor a fazer é conseguir um outro console ou a devolução do valor pago. De acordo com o Procon-SP, se o videogame foi adquirido em uma loja, todos os direitos do consumidor devem ser respeitados, inclusive o direito à garantia. Segundo o órgão,
"Mesmo que a mercadoria seja importada ou usada, desde que adquirido em loja, o consumidor tem direito a 90 dias de garantia para produtos duráveis (vícios aparentes) e 30 para não duráveis, independente de termo escrito."
Se a transação foi feita entre pessoas físicas (como nos sites mencionados no começo da matéria), o consumidor deve contatar o vendedor. Caso não haja acordo entre as partes, a melhor opção é tentar um acordo judicial com o apoio dos órgãos de defensoria pública.
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