29 de junho de 2014

Chevrolet Corvette (Parte 2)

Como prometido, vamos continuar falando sobre o Corvette, agora destacando a segunda geração, conhecida pelo nome "Sting Ray".

História: Apesar de ter durado apenas quatro anos (1963-1967), esta geração do Corvette ficou marcada pelo design revolucionário para a época, que lembrava uma arraia. O interior também mereceu atenção, com a fibra de vidro ainda presente nos painéis externos, mas agora com o dobro de aço, se compararmos com a primeira geração.

 Corvette 1963 Conversível (Fonte: motortrend.com)

Motorização: Muitos motores da 1ª geração foram mantidos, com quatro motores V8 327 "small block" e três tipos de transmissões (duas manuais e uma automática).  Os discos dos freios foram alargados, para transmitir mais segurança e diminuir o tempo de frenagem. 

Corvette Grand Sport: Poucos sabem, mas o Corvette Sting Ray ganhou uma versão específica para corridas! Essa história começou em 1962, quando o chefe de engenharia do Corvette, Zora Arkus-Duntov, estava desenvolvendo a 2ª geração, e a exemplo do que a Ford fez com o Shelby Cobra, Duntov planejava construir 125 Corvettes Grand Sport para disputar competições internacionais. Os executivos da GM descobriram o plano de Duntov e apenas 5 modelos foram construídos, tornando-se os Corvettes mais valiosos da história. Hoje, todos estão em coleções particulares. 

Corvette Grand Sport 1963 - O 2º dos 5 fabricados pela Chevrolet. (Fonte: corvetteactioncenter.com)

Vídeo: Aqui está um vídeo (em inglês) falando sobre o Corvette Grand Sport, inclusive com uma rápida demonstração do modelo! 


Em 1968, surgiu a 3ª geração do Corvette, que ficou mais conhecida por ser a 2ª geração do Sting Ray. Mas esse assunto fica para o próximo post.
Até lá!

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