História: Apesar de ter durado apenas quatro anos (1963-1967), esta geração do Corvette ficou marcada pelo design revolucionário para a época, que lembrava uma arraia. O interior também mereceu atenção, com a fibra de vidro ainda presente nos painéis externos, mas agora com o dobro de aço, se compararmos com a primeira geração.
Corvette 1963 Conversível (Fonte: motortrend.com)
Motorização: Muitos motores da 1ª geração foram mantidos, com quatro motores V8 327 "small block" e três tipos de transmissões (duas manuais e uma automática). Os discos dos freios foram alargados, para transmitir mais segurança e diminuir o tempo de frenagem.
Corvette Grand Sport: Poucos sabem, mas o Corvette Sting Ray ganhou uma versão específica para corridas! Essa história começou em 1962, quando o chefe de engenharia do Corvette, Zora Arkus-Duntov, estava desenvolvendo a 2ª geração, e a exemplo do que a Ford fez com o Shelby Cobra, Duntov planejava construir 125 Corvettes Grand Sport para disputar competições internacionais. Os executivos da GM descobriram o plano de Duntov e apenas 5 modelos foram construídos, tornando-se os Corvettes mais valiosos da história. Hoje, todos estão em coleções particulares.
Corvette Grand Sport 1963 - O 2º dos 5 fabricados pela Chevrolet. (Fonte: corvetteactioncenter.com)
Vídeo: Aqui está um vídeo (em inglês) falando sobre o Corvette Grand Sport, inclusive com uma rápida demonstração do modelo!
Em 1968, surgiu a 3ª geração do Corvette, que ficou mais conhecida por ser a 2ª geração do Sting Ray. Mas esse assunto fica para o próximo post.
Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário