História: Tudo começou em 2005, com a apresentação do Concept-X, uma versão conceito da futura geração do Lancer Evolution, no Salão do Automóvel de Tóquio daquele ano. O desenho foi feito por Omer Halilhodžić no centro de design europeu da Mitsubishi. Um segundo conceito foi lançado dois anos depois, em 2007, chamado Protype-X, no Salão do Automóvel de Detroit, sendo que a versão de produção foi lançada nesse mesmo ano.
Mitsubishi Lancer Evolution X (Fonte: forums.ubi.com)
O principal destaque ficou com o novo motor 2.0 turbo GEMA de 4 cilindros feito inteiramente de alumínio. A potência varia conforme os países onde o modelo é vendido, mas todas as versões garantem um mínimo de 276 HP. A versão mais potente é vendida no Reino Unido, com motores refeitos e alcançando de 300 a 360 HP.
Infelizmente, essa história chegou ao fim. Em julho de 2014, a Mitsubishi anunciou o fim do Lancer Evolution, e até agora não apresentou um substituto. O motivo, segundo a empresa, é a concentração desta em desenvolver e produzir veículos ecológicos, principalmente aqueles movidos a eletricidade.
No Brasil, o modelo ganhou uma versão de despedida, batizada de "John Easton", nome do ex-diretor da Ralliart, divisão de alta performance e competição da marca. Ele mesmo coordenou as modificações, incluindo uma reprogramação do módulo de injeção eletrônica, aumentando a potência para 340 HP.
Mitsubishi Lancer Evolution John Easton (Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com)
No próximo post, falaremos sobre a participação do Lancer Evolution em filmes e games.
Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário