26 de maio de 2015

Mitsubishi Lancer Evolution - Parte 3

Nesta terceira parte, vamos ver a 10ª e última geração do Mitsubishi Lancer Evolution.

História: Tudo começou em 2005, com a apresentação do Concept-X, uma versão conceito da futura geração do Lancer Evolution, no Salão do Automóvel de Tóquio daquele ano. O desenho foi feito por  Omer Halilhodžić no centro de design europeu da Mitsubishi. Um segundo conceito foi lançado dois anos depois, em 2007, chamado Protype-X, no Salão do Automóvel de Detroit, sendo que a versão de produção foi lançada nesse mesmo ano.


Mitsubishi Lancer Evolution X (Fonte: forums.ubi.com)

O principal destaque ficou com o novo motor 2.0 turbo GEMA de 4 cilindros feito inteiramente de alumínio. A potência varia conforme os países onde o modelo é vendido, mas todas as versões garantem um mínimo de 276 HP. A versão mais potente é vendida no Reino Unido, com motores refeitos e alcançando de 300 a 360 HP. 
Infelizmente, essa história chegou ao fim. Em julho de 2014, a Mitsubishi anunciou o fim do Lancer Evolution, e até agora não apresentou um substituto. O motivo, segundo a empresa, é a concentração desta em desenvolver e produzir veículos ecológicos, principalmente aqueles movidos a eletricidade. 
No Brasil, o modelo ganhou uma versão de despedida, batizada de "John Easton", nome do ex-diretor da Ralliart, divisão de alta performance e competição da marca. Ele mesmo coordenou as modificações, incluindo uma reprogramação do módulo de injeção eletrônica, aumentando a potência para 340 HP.


Mitsubishi Lancer Evolution John Easton (Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com)

No próximo post, falaremos sobre a participação do Lancer Evolution em filmes e games.
Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário