20 de maio de 2015

Mitsubishi Lancer Evolution - Parte 2

Hoje vamos continuar nossa série sobre o Mitsubishi Lancer Evolution, falando da 5ª até a 9ª geração.

História: Em 1998, foi lançado o Lancer Evolution V, baseado na plataforma da geração anterior (IV) e apresentando poucas alterações. A potência foi mantida (280 HP), com melhorias no turbocompressor e freios Brembo pela 1ª vez. Ao todo, foram fabricadas 8.007 unidades. Essa geração durou apenas 1 ano de vida.

Antes da virada do milênio, em 1999, chegou o Lancer Evolution VI, focado em melhorias no resfriamento e na durabilidade do motor, como turbo de titânio-alumínio, intercooler maior e novos pistões. Também foi lançada a edição especial Tommi Mäkinen, que leva o nome do piloto 4 vezes vencedor do Campeonato Mundial de Rally (World Rally Championship - WRC) com a Mitsubishi. Os itens desta versão incluem bancos Recaro nas cores preta/vermelha, volante em couro Momo, rodas brancas Enkei de 17", além de turbo melhorado.

 Mitsubishi Lancer Evolution VI (Fonte: http://images-2.drive.com.au)

Em 2001, o Lancer Evolution chegou a sua 7ª geração com novo visual (graças a plataforma Cedia, que deixou o modelo mais pesado que o Evolution VI) e mudanças no motor (com a adição de um diferencial central ativo). Além disso, esta foi a primeira geração a receber câmbio automático, disponível apenas na versão GT-A.

Mitsubishi Lancer Evolution VII (Fonte: www.aceleras.net)

O ano de 2003 marcou a chegada da 8ª geração do Lancer Evolution. Apesar de manter o mesmo visual da geração anterior (que foi usado até o 9º modelo, lançado em 2005), ela teve histórias bem curiosas em dois países: Inglaterra e Estados Unidos.
No primeiro, várias versões especiais do Evolution VIII foram lançadas através da Ralliart, a divisão esportiva da Mitsubishi. Essas versões tinham motores com potências que variam de 305 a 405 HP, um recorde! Uma das edições do programa Top Gear, da BBC, provou que a versão FQ400 do Lancer Evolution VIII podia ficar emparelhada a um Lamborghini Murciélago, ficando atrás do superesportivo italiano por apenas 1.1 segundo. Em um teste da revista Evo, o Lancer consegui completar uma volta completa no Autódromo de Bedford (em Bedfordshire, também na Inglaterra) mais rápido que um Audi RS4 e um Porsche 911 Carrera 4S!
Por último, este foi o primeiro modelo do Lancer Evolution a ser vendido nos Estados Unidos, devido ao sucesso do rival Subaru Impreza WRX STI em terras ianques. Infelizmente, o Lancer vendido nos Estados Unidos tinha menos componentes mecânicos (alguns importantes) que o original do Japão.

Para encerrar o post de hoje, a 9ª geração do Lancer Evolution (a última antes da mudança final de visual) foi apresentada em 3 de março de 2005 simultaneamente no Japão e no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. A principal mudança foi a revisão do turbocompressor, que elevou a potência para 287 HP.
Assim como o modelo anterior, esta geração tem uma história ainda mais interessante: ela ganhou uma variante perua esportiva (a exemplo de modelos europeus, como Mercedes-Benz E63 AMG e BMW M5 Touring). Disponível nas versões GT, GT-A e MR, apenas 2.500 uniades foram produzidas e vendidas apenas no Japão, mas algumas foram importadas para outros países ilegalmente (através do chamado "mercado cinza"). Ela também podia ser equipada com transmissão automática de 6 velocidades.  

Mitsubishi Lancer Evolution IX Wagon (Fonte: www.nissnasilvia.com)


Vídeo: Comparação entre o Mitsubishi Lancer Evolution Wagon e o Audi RS6 Avant.

Parte 1


Parte 2



No próximo post, vamos falar sobre a 10ª e última geração do Lancer Evolution, além de sua participação em filmes e videogames.
Até lá!


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