19 de abril de 2014

Nissan Skyline GT-R (Quarta Parte)

Nesta última parte, veremos o Nissan GT-R, nova versão do Skyline, além de sua participação em filmes e games.

História: Com o fim da produção da versão R34 do Skyline GT-R em 2002, a Nissan anunciou que iria separar o modelo GT-R do nome Skyline, criando um veículo totalmente diferente. A 1ª amostra veio em 2001, com a apresentação do GT-R Prototype, que mostrava como um GT-R do século 21 deveria parecer. No Tokyo Motor Show de 2005, foi revelado um conceito refeito, o GT-R Proto, constatando que o modelo final usaria de 80 a 90% do desenho deste conceito.


Acima: GT-R Protype (2001). Abaixo: GT-R Proto (2005). Note que a frente foi alargada (assim como os faróis) e foi colocado um aerofólio na traseira. 

A versão final foi lançada no mesmo Tokyo Motor Show em 2007, e lançada no mercado japonês em dezembro desse mesmo ano, chegando aos EUA em julho de 2008 e na Europa em março de 2009. 
Shiro Nakamura, chefe de criação da Nissan, se inspirou nos robôs gigantes da série Gundam para criar o GT-R. E ainda disse que ''o GT-R é único pois não é simplesmente uma cópia de um supercarro desenvolvido na Europa; ele realmente reflete a cultura japonesa.'' Inclusive o estúdio Polyphony Digital, criador da série de videogames Gran Turismo, foi contratado para criar o display multi-funcional. 
Uma leve reestilização foi feita em 2011, incluindo um novo para-choque frontal com LEDs integrados. 



Acima: GT-R 2007 (Em exposição na Galeria da Nissan em Tóquio) Abaixo: GT-R 2012 (Agora com faróis de milha de LED integrados ao para-choque frontal)

Motorização: O Nissan GT-R é movido pelo V6 DOHC VR38DETT 3.8 L com dois turbos, uma evolução da bem sucedida série de motores VQ (que também equipou modelos da Renault e Suzuki), que atingia 485 HP até 2010, quando motor e torque foram atualizados, aumentando a potência para 523 HP. A transmissão semi-automática de 6 marchas com dupla embreagem, desenvolvida pela BorgWarner, aliada ao sistema de tração ATTESA E-TS, criado pela própria Nissan, garantem estabilidade ao veículo, além de poder enfrentar terrenos acidentados sem problemas. 

Filmes: Ao longo de sua trajetória, tanto o Skyline quanto o GT-R apareceram em vários filmes, principalmente naqueles ligados ao universo automotivo.
O exemplo mais nítido é a franquia Velozes e Furiosos, começando pelo 1º filme, de 2001, quando vemos um R33 amarelo pilotado por um membro da gangue de Dom Toretto (Vin Diesel). 


O R33 volta a aparecer na referida franquia em ''Desafio em Tóquio'' (2006), agora disputando uma corrida contra Han (Sung Kang) em seu Mazda RX-7 modificado.


O modelo R34 (sem dúvida o mais famoso de todos) parece ser o veículo preferido de Brian O'Conner (Paul Walker) na franquia. A 1ª aparição ocorreu no começo de ''+ Velozes, + Furiosos'' (2003) durante uma corrida ilegal nas ruas de Miami, nos EUA. O R34 voltou algum tempo depois em ''Velozes e Furiosos 4'' (2009), novamente pilotado por Brian, agora um agente do FBI. 


O Skyline GT-R R34 em dois momentos: acima, em ''+ Velozes, + Furiosos'', e abaixo, em ''Velozes e Furiosos 4''.

Já o GT-R atual teve participações mais tímidas, sendo a mais recente na primeira cena de ''Velozes e Furiosos 6: Operação Rio'' (2013), disputando uma corrida contra o Dodge Challenger de Dom Toretto nas Ilhas Canário, localizadas na Espanha.


Games: O Skyline GT-R é campeão de aparições nas franquia Gran Turismo (incluindo os modelos mais antigos) e Need for Speed. Prova disso é o jogo online NFS World, que traz os modelos 2000GT-R (1969), R32 e R34. O modelo R34, por ser mais conhecido, apareceu em High Stakes, Underground, Underground 2, ProStreet, Undercover, Shift, Shift 2: Unleashed e Most Wanted (este, de 2012). 
O atual modelo foi disponível pela primeira vez em ProStreet ainda como protótipo. O modelo final apareceu primeiro em ProStreet e depois em Undercover, Shift e Shift 2, World, Hot Pursuit (2010), The Run, Most Wanted (2012) e o mais recente, Rivals. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário