História: Criado para ser mais curto que o R33 (muito ''volumoso'', segundo os consumidores) e desenvolvido no autódromo de Nürburgring (Alemanha), a geração R34 trazia um diferencial para a época: o display de multi-função Nismo (MFD), um visor LCD multi-função de 5.8 polegadas que mostrava leituras ao vivo de partes importantes do carro, como pressão do turbo, temperatura do óleo e água, entre outros. Assim como o R33, o Skyline R34 tinha a versão V-Spec (Victory Specification), equipada com o sistema de tração ATTESA E-TS, além de uma suspensão mais firme e difusor de ar fabricado com fibra de carbono, desenvolvido para melhorar o fluxo de ar debaixo do carro. O motor continuava sendo o seis cilndros em linha RB26DETT 2.6 L. A transmissão passou a usar 6 marchas manuais ao invés de cinco. Assim como os modelos anteriores, o Skyline GT-R permaneceu mais barato que seus concorrentes europeus.
O ano de 2002 foi o último da geração R34. Para encerrar esse ciclo, a Nissan lançou duas versões baseadas em Nürburgring: GT-R V-spec II Nür e GT-R M-spec Nür. Após o fim da produção, a Nissan anunciou que separaria o modelo GT-R do nome Skyline, criando um veículo totalmente novo, apesar de ser fabricado na mesma plataforma que o Skyline. Sendo assim, o Nissan GT-R foi apresentado ao público no ano de 2007 em Tóquio. Mas isso é assunto para o próximo post.
Skyline GT-R R34 na cor azul, a mais conhecida até hoje. (Fonte: www.ebbro.com)
Interior do R34 com o display multi-função (MFD) no topo do painel central. (Fonte: i2.smotra.ru)
Vídeo: Reportagem sobre o GT-R R34 do programa Top Gear da BBC.
Na última matéria sobre o GT-R vamos ver o atual modelo, além de sua trajétoria em filmes e videogames.
Até lá!
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