27 de abril de 2013

Chevrolet Camaro (Parte 3)

Nesta 3ª parte conheceremos um pouco mais da 4ª geração do Camaro, marcada pelo baixo índice de vendas e por um deteriorado mercado de coupés esportivos.

4ª geração (1993-2002): Fabricado agora na planta da GM em Sainte-Thérèse, em Quebec (Canadá) e estreando a nova plataforma ''F-body'', o Camaro tinha um novo design elaborado com compostos termofísicos (SMC) de fibra de vidro e resina de poliéster. Além de motores V6 (3.4 e 3.8 L) e V8 (5.8 L apenas), o Camaro foi um dos primeiros carros a usar transmissão manual de 6 marchas, muito popular hoje em dia graças ao Chevrolet Cruze. Em 1993, o Camaro Z28 foi escolhido mais uma vez para ser o pace car da Indianapolis 500. Uma edição especial foi lançada como pacote opcional por apenas 995 dólares, com um esquema de pintura preto e branco com pequenas faixas multicoloridas.

Ao fundo, os Camaros que foram pace cars em edições anteriores; Na frente, a versão Z28 com teto bipartido de 1993. (Fonte: amcarguide.com)

1994 marcou a chegada da transmissão automática de 4 marchas com controles eletrônicos (já usados nas picapes Chevrolet da época, além do SUV Tahoe) que controlam o motor e a transmissão.

O Camaro comemorou 30 anos em 1997, recebendo uma edição especial conversível com faixas laranjas.

Chevrolet Camaro Z28 30º Aniversário 1997 (Fonte: cardomain.com)

Para o ano de 1998, o Camaro ganhou uma nova frente removendo o quarteto de faróis quadrados. Essa mudança permaneceu até 2002, quando o Camaro, após 35 anos de história, foi descontinuado, devido às baixas vendas do modelo. 

Chevrolet Camaro SS 2001 (Fonte: amcarguide.com)

Concluiremos nossa série sobre o Camaro no próximo post, onde veremos a atual geração e sua participação em filmes e videogames.

Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário