Veremos hoje a 3ª geração que durou 10 anos (1982-1992).
3ª geração (1982-1992): Lançado para venda em janeiro de 1982, o Camaro trazia 3 novidades em relação à geração anterior: injeção de combustível de fábrica, motor de 4 cilindros (2.5 L) e carroceria hatchback. Nesse mesmo ano, o modelo Z28 ganhou o prêmio de Carro do Ano da revista Motor Trend.
Esse mesmo modelo foi o pace car da Indy 500 1982, com mais de 6 mil réplicas vendidas. O motor 3.8 L V6 foi substituído pelo 3.1 L e ganhou a companhia da versão 2.8 L. Já os V8 de 5.0 e 5.8 litros foram mantidos, assim como a transmissão (automática de 3 marchas ou manual de 4 velocidades).
Chevrolet Camaro Z28 1982 (Fonte: veibras.wordpress.com)
Em 1985 aconteceu a 9ª edição da IROC (International Race of Champions ou Corrida Internacional dos Campeões), e o Camaro era campeão invicto por 6 anos consecutivos. Nada mais justo que lançar ao público uma edição especial baseada nessa corrida. Surgia o Camaro IROC-Z, com itens de luxo: suspensão modificada, sistema de injeção de combustível ''Tuned Port Injection'' (o mesmo usado no Corvette da época), além de pneus unidirecionais Goodyear ''Gatorback''. Com tantos atrativos, o modelo entrou para a lista dos 10 Melhores da revista Car and Driver.
Chevrolet Camaro IROC-Z 1985 (Fonte: flickr.com)
Aniversários: Durante sua 3ª geração, o Camaro comemorou 20 anos em 1987 e 25 anos em 1992. Para comemorar o 20º aniversário, a Chevrolet trouxe de volta a versão conversível, desta vez como opção permanente, e não mais temporária.
Chevrolet Camaro IROC-Z Conversível 1987 (Fonte: auto.howstuffworks.com)
Infelizmente o modelo comemorativo de 25 anos lançado em 1992 não teve o mesmo tratamento, recebendo apenas um pacote de grafismos e tarjas de rally. Afinal, esse era o último ano de produção da 3ª geração. O último modelo produzido desse ciclo foi um coupé Z28 vermelho em 27 de agosto de 1992 comprado em particular e que continha as assinaturas dos funcionários da linha de montagem.
No próximo post falaremos da 4ª geração, conhecida pelo baixo índice de vendas que criou um hiato de 7 anos até a chegada do modelo atual.
Até lá!
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