8 de janeiro de 2013

Ford Mustang (Parte 4)

Como visto anteriormente, a Ford já planejava uma nova geração do Mustang, a ser lançada em 1994. Veremos hoje como foi essa 4ª geração, que durou 10 anos (1994-2004) e teve 2 modelos diferentes: 1994-1998 e 1999-2004.

História: Para 1994, o Mustang apresentou sua 1ª grande mudança visual em 15 anos. O design, de codinome ''SN-95'', foi baseado numa versão atualizada da plataforma Fox, que foi usada na 3ª geração. O modelo básico vinha com motor 3.8 L V6 Essex de 145 HP (fabricado no Canadá) e com 2 tipos de transmissão: manual de 5 marchas ou automática AOD de 4 marchas. Em 1996, a transmissão AOD foi substituída pela 4R70W, também de 4 marchas.

Nesse 1º período (1994-1998), surgiram duas edições esportivas: GT e Cobra.
A 1ª usava o motor V8 Windsor ''5.0 L'' (a capacidade real era de 4.94 L), que gerava 215 HP. O primeiro modelo, de 1994, venceu o prêmio da revista Motor Trend de ''Carro do Ano''. No ano de 1995 surgiu o Mustang GTS, versão amansada do GT. O modelo 1996 teve uma mudança importante: sai o motor Windsor V8 (em produção desde 1968) e entra o estreante 4.6 L SOHC V8 Modular, com a mesma performance do antecessor. Em 1998, o V8 Modular teve sua potência aumentada para 225 HP, graças a calibração da unidade de controle do motor (ECU em inglês) e um sistema de combustível melhorado.

Ford Mustang GT 1994 (Fonte: AmericanMuscle.com)

A edição Cobra foi preparada pela SVT (Special Vehicle Team) e estava um nível acima do Mustang GT. De 1994 a 1995, usava o motor 5.0 L V8 Windsor, que gerava 240 HP, e transmissão manual de 5 marchas fabricada pela Borg-Warner. A versão Cobra R voltou, desta vez com o motor V8 Windsor modificado pela SVT. O resultado foi um ''monstro'' de 300 HP e um tanque de combustível de 76 litros feito com Kevlar. A transmissão do Cobra R também era manual de 5 marchas, mas fabricada pela Tremec.
O ano de 1996 marcou a estreia do motor 4.6 L V8 Modular DOHC de 305 HP, um pouco mais econômico que o antecessor. 

Ford Mustang SVT Cobra R 1995 (Fonte: ScorpioCars.net)

Durante o período 1999-2004, o Mustang recebeu um facelift com o estilo New Edge (presente na 1ª geração do Focus e também nos modelos Taurus e Explorer). O motor básico continuava sendo o 3.8 L V6 Essex de 190 HP, até ser substituído na 2ª metade de 2004 pelo 3.9 L V6 Essex, com a mesma performance do antecessor. 
A versão Cobra também recebeu o visual New Edge e manteve o motor 4.6 L DOHC, que teve sua potência aumentada para 320 HP. Esse modelo não foi produzido em 2000, pois deu lugar a edição limitada Cobra R.
O Mustang Cobra R 2000 usava um motor 5.4 L DOHC V8 Modular com 385 HP e teve produção limitada a 300 unidades com apenas uma opção de cor: Vermelho Performance. Boa parte do desenvolvimento contou com a ajuda de Jack Roush, fundador e proprietário da Roush Fenway Racing, uma das maiores equipes da NASCAR. 

Ford Mustang SVT Cobra R 2000 (Fonte: Wikipedia)

Outras edições especiais surgiram com o passar do tempo, como a Bullitt (em homenagem ao Mustang 1968 390 usado por Steve McQueen no filme de mesmo nome) e a edição do aniversário de 100 anos da Ford em 2003.

No próximo post falaremos da atual geração, que surgiu em 2005, e as aparições do Mustang em filmes e videogames.

Até lá!




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