História: A 3ª geração ficou por mais de 10 anos no mercado (1979-1993) e foi baseada na larga plataforma Fox, desenvolvida para os ''gêmeos'' Ford Fairmont e Mercury Zephyr que debutaram em 1978. Segundo os entusiastas do gênero, a 3ª geração do Mustang foi dividida em 2 segmentos: 1979 a 1986, com faróis quádruplos e 1987 a 1993, com a frente sem a grade frontal (também conhecida como ''no-grille'').
1979-1982: Na estreia, o interior foi totalmente reestilizado e podia acomodar confortavelmente 4 pessoas, apesar do banco traseiro ser pequeno. O porta-malas ficou maior e o espaço para o motor também. Todos os motores vieram da 2ª geração: 2.3 L 4 cilindros, 2.8 L V6 Cologne (fabricado na Europa) e 4.9 V8 Windsor. As opções de transmissão eram poucas: manual de 4 marchas ou automática de 3 marchas. As edições especiais não ficaram de fora. Assim que o Mustang foi chamado para ser o Pace Car da famosa Indianapolis 500, surgiu a edição Indy 500, com 11 mil unidades produzidas. A edição esportiva Cobra ganhou uma companheira: a Turbo GT.
Ford Mustang Cobra 1981 (Fonte: Auto Gush)
1983-1986: Durante esse tempo, o Mustang sofreu uma leve reestilização. A aparência ficou mais ''aero'', comum em vários Fords da época. Em 1983, a versão conversível voltou após 10 anos de abstenção, em resposta à rival Chrysler. Um ano depois, em 1984, foi lançada a versão GT 350, em comemoração aos 20 anos do Mustang. Foram produzidas 5.260 modelos nas versões hatchback e conversível. Nesse mesmo ano entrou em cena o Mustang SVO, considerado na época como o mais potente e mais caro Mustang já produzido.
Ford Mustang SVO 1984 (Fonte: Wikipedia)
1987-1993: Em 1997, o Mustang recebeu sua 1ª grande reestilização desde 1979. As mudanças exteriores eram remanescentes do modelo SVO. O motor V6 foi descontinuado, restando apenas 2 opções de motor: 2.3 L 4 cilindros e 4.9 L V8 Windsor (vendida como ''5.0''). No início da década de 1990, a Ford já planejava uma nova geração, a ser lançada em 1994. Para isso, pequenas mudanças foram feitas até a aposentadoria em 1993. Em seu último ano, o Mustang recebeu a edição especial SVT Cobra, feita em parceria com a recém-lançada divisão SVT (Special Vehicle Team). Uma versão mais cara, a Cobra R, também foi lançada.
Ford Mustang SVT Cobra 1993 (Fonte: Wikipedia)
No próximo post veremos a 4ª geração (1994-2004), que marcou a estreia do V8 Modular da Ford.
Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário