História: No início, o Mustang foi baseado na 2ª geração do compacto Falcon. A Ford credita o nome do veículo ao desenhista automotivo John Najjar, fã do avião P-51 Mustang, usado na 2ª Guerra Mundial. O modelo teve 5 gerações (1964–1973, 1974–1978, 1979–1993, 1994–2004 e 2005–hoje) e uma 6ª está programada para ser lançada em 2014, provavelmente como modelo 2015.
O Mustang foi introduzido 5 meses antes do início normal da produção anual e fabricado entre o Ford Falcon 1964 e o Mercury Comet 1965. Vinha equipado com motores Thriftpower de 2.8 e 3.3 litros e Windsor V8 (incluindo a variante HiPo) e transmissão manual (3 ou 4 marchas) ou automática de 4 velocidades.
O modelo 1967-1968 tinha uma carroceria mais larga e além dos motores da versão anterior (de 1964), apresentava mais versões V8: FE (e sua variante HiPo) e o mítico Cobra Jet 7.0 litros, que ostentava 335 HP. As opções de transmissão do modelo anterior foram mantidas até 1973. Foi com esse modelo que começaram a surgir as versões especiais. A 1ª foi a California Special ou GT/CS, vendida somente no estado que dá origem ao nome. Ela foi criada como uma resposta para os novos modelos do Camaro, Javelin, Firebird e até mesmo dos companheiros Ford Torino e Mercury Cougar.
Mustang GT/CS 1968 (Fonte: Wikipedia)
A versão 1969-1970 introduziu as lâmpadas internas da grade frontal, que permanecem até hoje. Surgiram as edições especiais Mach 1 (com interior luxuoso, rodas de aço e pneus Goodyear Polyglas) e Boss (cujo modelo 429 usava um motor exclusivo e é muito raro hoje em dia). Novas opções de motores V8 foram adicionadas: Cleveland 5.8 L, Boss 4.9 e 7.0 L e Super Cobra Jet 7.0 L.
O fim da 1ª geração veio com o modelo 1971-1973. As poucas novidades foram a substituição do FE V8 pelo HO 5.8 L e a versão Sprint, criada para comemorar a participação dos Estados Unidos nas Olímpiadas de 1972 em Munique. Isso não adiantou para aumentar as vendas do Mustang, que estavam caindo devido a crise do petróleo. Muitos consumidores migraram para os Fords Pinto e Maverick, menores e mais econômicos. O engenheiro responsável pelo Mustang, Lee Iacocca, disse que ''O mercado do Mustang nunca nos deixou, nós é que deixamos ele''.
Continuaremos a falar do Mustang em breve.
Até lá!
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