História: O Charger foi desenvolvido pela Dodge, divisão da Chrysler, para ser um meio-termo entre o ''pony car'' Ford Mustang e o luxuoso Ford Thunderbird. Foi produzido de 1966 a 1978, com 4 gerações (1966–1967, 1968–1970, 1971–1974 e 1975–1978), sendo a 2ª a mais famosa. Veio para o Brasil, usando a carroceria do Dodge Dart como base e sendo vendido até 1980, sendo substituído pelo Dodge Magnum, por ser considerado pelo público mais esportivo. O Charger vinha equipado com motores de 318 a 400 polegadas cúbicas, em sua maioria V8, e com transmissão automática de 3 marchas ou manual de 4 velocidades. Em 1969, ganhou a edição limitada Daytona, desenvolvida para vencer corridas importantes da NASCAR. Sua vitória inaugural foi na 1ª Talladega 500, apesar dos principais pilotos da época terem boicotado a corrida. Ao todo foram 22 vitórias entre 1969 e 1970.
Dodge Charger R/T 1969 numa exposição em Montreal, Canadá. (Fonte: Wikipedia)
Em 1983, o Charger voltou com novo visual, inspirado na 3ª geração do Ford Mustang. Havia 4 opções de motor: três deles 2.2(sendo 2 com turbo) e uma versão 1.7, fabricado pela joint-venture Chrysler/Peugeot. A transmissão podia ser de 5 (manual), 4 (manual, fabricada pela Volkswagen), ou 3 (automática) velocidades. Ele foi produzido até 1987.
Charger 1985 em Quebec, Canadá. Note que o logotipo usado no capô era o da Chrysler, e não o da Dodge. (Fonte: Wikipedia)
Falaremos em breve sobre o modelo 2006-2011 e também a atual geração, além das aparições em videogames, filmes e séries.
Até lá!
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