15 de junho de 2016

Fama passageira no mundo automotivo

Assim como acontece com artistas da TV e do cinema, alguns automóveis podem fazer grande sucesso e, de uma hora para outra, caem no ostracismo, seja porque seu segmento não está mais fazendo sucesso, seja por erros ou apostas malfeitas da fabricante. Vamos a alguns exemplos:

Hyundai i30: Lançado em 2009 com uma agressiva campanha de marketing na TV com frases como "Se você admira a tecnologia da Mercedes, o design e a esportividade do BMW Série 1, e a perfeição dos luxuosos ingleses", o hatch coreano emplacou quase 36 mil unidades em 2010, liderando seu segmento superando concorrentes como Volkswagen Golf e Ford Focus. A queda começou com a chegada da segunda geração, em 2012, que se parece muito com o HB20 (fabricado no Brasil), com quem dividiu o motor 1.6, considerado muito fraco para um carro de seu porte, e o alto preço. Mesmo adotando um motor 1.8 de 150 cv a partir de 2014, o novo i30 não decolou: até maio deste ano, ele vendeu pouco mais de 241 unidades, superando apenas o Peugeot 308 (323 unidades vendidas), de acordo com a Fenabrave.

Atual geração do Hyundai i30 não conseguiu repetir a fama da anterior (Foto: Divulgação)


Kia Soul: Anunciado como um carro "sem categoria", devido ao seu formato diferente, o modelo da também sul-coreana Kia estreou no Brasil também em 2009, vendendo quase 18 mil unidades em 2011.
Em 2015, vendeu míseras 508 unidades. Os motivos: o preço abusivo (a partir de R$ 89.990), o mesmo motor 1.6 flex do HB20 (já que a Kia pertence a Hyundai) e as poucas alterações no visual.

Com poucas mudanças estéticas e preço salgado, o Kia Soul caiu no esquecimento (Foto: Divulgação) 


Hyundai Azera: Em 2011, quando desembarcou no Brasil, este sedã grande vendeu mais de 8 mil unidades, graças ao preço convidativo (menos de R$ 70.000) e o bom desempenho do motor 3.3 V6 de 235 cv. Hoje, mesmo completamente renovado, teve pouco mais de 153 emplacamentos, ficando de atrás de BMW 320, os Mercedes Classe C e CLA 200, Audi A4 e Jaguar XE.

Mesmo com visual atrativo, Azera vende menos que rivais alemães (Foto: Divulgação)


Chevrolet Captiva: Produzido no México e lançado no país em 2008, a Captiva (que já contou com motor V6 de 261 cv e tração 4x4, amarga a posição 26 do inchado segmento dos SUVs, com 569 emplacamentos no acumulado de 2016.

A Captiva atual permaneceu inalterada desde seu lançamento, em 2008 (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário