4 de novembro de 2014

Chevrolet Corvette – Parte 5

Hoje vamos falar sobre a quinta geração da Corvette, marcada pelas profundas mudanças em relação ao modelo anterior.

História: Para melhorar o estrutura interna e baixar custos, a GM decidiu fabricar a carroceria da Corvette através da hidroformagem, um processo de moldagem de metais de baixo custo. Esse processo melhorou a plataforma estrutural do carro, principalmente na versão conversível. O motor LS1 (o único desta geração) gerava 345 HP, aliado à dois tipos de transmissões: automática 4L60-E de 4 marchas (remanescente do modelo anterior) e manual Borg-Warner T56 de 6 velocidades. Em 2001, o motor sofreu leve aumento na potência, passando para 350 HP.
Chevrolet Corvette 1997 (Fonte: www.remarkablecars.com)
 
Dentre as inovações tecnológicas que a Corvette C5 trouxe para época estão o head-up display (HUD) e o sistema de direção ativa, que é conhecido hoje como controle de estabilidade.
Em 2001, para substituir a versão ZR1 (que voltaria alguns anos depois), foi lançada a variação Z06, que existe até hoje. Foi utilizada uma versão modificada do motor LS1, chamada LS6, que produzia 385 HP.

Motor LS6, usado na Corvette Z06 (Fonte: www.wikipedia.org)

Esta geração da Corvette durou até 2004, quando o modelo C6 foi lançado, mas vamos falar sobre ele na próxima postagem.
Até lá!

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