11 de fevereiro de 2013

Dodge Challenger

O carro de hoje, mais um sucesso da Dodge, foi e ainda é um forte concorrente à dupla Mustang/Camaro. Falaremos hoje do Challenger.

História: O Challenger, em toda a sua história, teve 3 gerações: a 1ª (1970-1974) e a 3ª e mais atual (2008-hoje) pertencem ao seleto grupo dos ''muscle cars''. Já a 2ª (1978-1983) não fez muito sucesso por ser um carro de passeio comum, a exemplo do Charger dos anos 1980.

1ª geração (1970-1974): O Challenger nasceu como uma resposta ao Ford Mustang, que começou a onda dos ''pony cars'', e o Chevrolet Camaro, e foi um dos carros a usar o ''E-body'' da Chrysler, junto com o Plymouth Barracuda, um pouco menor que os concorrentes. O exterior foi desenhado por Carl Cameron, reponsável pelo exterior do Charger. Apesar de ter sido bem recebido pelo público (com 76.935 unidades produzidas para o modelo 1970), o Challenger foi muito criticado pela imprensa, e o segmento dos pony cars começou a decair. A produção da 1ª geração encerrou-se em 1974, com mais de 165 mil unidades produzidas. A gama de motores era farta, indo do seis cilindros em linha Slant 6 ao Hemi V8. Entre as opções de transmissão, estavam as de 3 velocidades (manual e automática com o sistema TorqueFlite, exclusivo da Chrysler) e a de 4 marchas (somente manual).

Dodge Challenger R/T 1970 (Fonte: Wikipedia)

2ª geração (1978-1983): Essa fase do Challenger foi nada menos que a entrada do Mitsubishi Galant Lambda nos Estados Unidos. O veículo também foi importado pela Plymouth, com o nome ''Sapporo''. Essa geração vendeu de 12 mil a 14 mil unidads por ano. Os motores obviamnte eram menores (quatro cilindros, ao invés do seis cilindros e do V8 do modelo anterior).

Dodge Challenger 1979 (Fonte: www.cargurus.com)

3ª geração (2008-hoje): Apresentado simultaneamente nos salões de Chicago e Filadélfia, o novo Challenger resgatou a esportividade do 1º modelo. Muitas componentes de veículos da Mercedes-Benz foram incorporados, como a suspensão traseira W210 Classe E, a transmissão automática de 5 marchas W5A580 e o sistema ESP (controle de estabiliade). Os motores não fazem feio: 3.6 L V6 Pentastar (o mesmo do atual Charger), 3.5 L SOHC V6 e 5.8 L Hemi V8. Além da transmissão vinda da Mercedes, veio a manual de 6 velocidades Tremec TR-6060 (que equipa o Corvette e o Camaro) 

Dodge Challenger 2013 (Fonte: ericpetersautos.com)

Filmes: O modelo dos anos 1970 foi a peça central de Corrida contra o destino (1971), mas apareceu em outros filmes, como +Velozes +Furiosos (2003) e a comédia Antes de Partir (2007),com Jack Nicholson e Morgan Freeman. O modelo mais recente apareceu rapidamente no final de Velozes e Furiosos 5 (2011).

Série: O Challenger é um dos veículos principais em NCIS (6ª temporda em 2008).

Videogames: Figurinha carimbada na franquia Need for Speed, o modelo R/T 440 1971 apareceu pela 1ª vez em Carbon, e continuou em ProStreet e Undercover. O R/T 426 Hemi apareceu em World e The Run. A geração atual apareceu ainda como conceito em Carbon, ProStreet, Undercover, Shift, Shift 2: Unleashed e World. A 1ª aparição oficial como modelo para venda (nesse caso o SRT-8) foi em Nitro (exclusivo para as plataformas Wii e DS), e prosseguiu em Hot Pursuit (2010) e The Run. A participação mais recente foi em Most Wanted (2012), com o modelo SRT-8 392. Driver: San Francisco destacou o modelo R/T 1970, sendo o veículo oficial do detetive John Tanner.


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